É consenso
comum entre boa parte dos estudiosos da Bíblia que o versículo chave do apocalipse
encontra-se logo no início do livro ‘Revelação de Jesus Cristo’ (1.1). Podemos
então inferir que se trata da revelação de Jesus Cristo dada por Ele mesmo a
João, ou seja, Jesus revelando-se a si mesmo em seu estado de glória ao
apóstolo do amor. Vários são os aspectos de Cristo nesta aparição e cada
aspecto tem um ou mais significados que denotam o Cristo em glória. “João viu
Jesus Cristo em um estado glorificado similar, na sua transfiguração (Mt 17.2),
e havia visto o seu corpo ressurreto depois que Ele ressuscitou, até a ascensão
(Jo 20; At 1.2-11). Nesta visão, o véu foi afastado, e João viu aquele a quem
conhecera em carne”. [1]
Semelhante ao Filho do Homem – Este
aspecto do Cristo glorificado demonstra sua perfeita humanidade, o verbo
encarnado tornara-se perfeitamente humano, por isso a conclusão: Jesus Cristo é
perfeitamente Deus e tornara-se, em sua encarnação, perfeitamente homem. O
Senhor Jesus várias vezes em seu ministério terreno referiu-se a si mesmo como
o Filho do Homem (Mt 9.6; 10.23; 11.19; Lc 6.5; 9.22; Jo 3.13,14). Esta
expressão também denota o Cristo exaltado e está relacionado à mesma expressão
usada pelo profeta Daniel (Dn 7.13-15) onde fala do governo do Messias sobre
todas as nações (Dn 7.14,15; Fp 2.9-11; Ap 17.14). “Filho do homem é uma tradução semítica para ser humano. Daniel viu um como o filho do homem, o que significa
que o que ele viu não era, na verdade, um homem, mas a representação perfeita
da humanidade”. [2]. Portanto, a humanidade perfeita de Cristo, sua exaltação e
seu governo sobre as nações são caracterizadas neste aspecto do Senhor visto
por João, o apóstolo.
Vestido até aos pés de uma veste comprida e
cingido pelo peito com um cinto de ouro – A semelhança do sumo sacerdote da
Antiga Aliança Jesus aparece na visão vestido por uma longa veste (Êx 28.4),
esta é a aplicação aceita entre a maioria dos estudiosos bíblicos. Porém a
outras aplicações para este aspecto principalmente no que se refere ao cinto
cingindo o peito que era usado por trabalhadores daquela época significando que
sua atividade estava concluída, ou seja, enquanto trabalhava o trabalhador
usava o cinto ao redor da cintura e quando concluía seu trabalho o cingia no
peito dando mostras que sua tarefa estava terminada. Cristo concluiu a obra da
Salvação no Calvário. O ouro simboliza a realeza, o poder e a autoridade de
Cristo sobre todas as coisas. As vestes brancas simbolizam também a santidade
de Deus. Jesus é o nosso Sumo Sacerdote que adentrou aos céus, “Porque nos
convinha tal Sumo Sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos
pecadores, e feito mais sublime que os céus” (Hebreus 7.26).
Cabeça e cabelos brancos como a neve, como
a lã branca – Esta imagem está relacionada à mesma de Daniel 7.9 onde diz
que “um ancião de dias se assentou” no trono. Esta simbologia refere-se à
eternidade de Deus. A Bíblia diz que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e
eternamente” (Hb 13.8). João havia contemplado esta mesma aparência gloriosa de
Cristo em sua transfiguração no monte (Mt 17.2). “As descrições demonstram a
pureza e imortalidade, tanto de Deus-Pai como do Deus-Filho” [3]. Este aspecto
também simboliza a dignidade do Cristo vivo, pois cabelos brancos representam
dignidade acrescentada pela idade.
Os olhos como chama de fogo – Fogo nas
escrituras geralmente denota justiça divina, julgamento de Deus sobre o pecado.
Um dia, toda obra que alguém tenha feito no reino de Deus passará no ‘crivo’
deste olhar como chama de fogo para
saber se subsistirá ao teste da justiça de Cristo (I Co 3.12-15). “Isso indica
Sua justiça, assim como Seu juízo sobre todas as coisas impuras” (Dn 10.6; I Co
3.13) [4].
Pés semelhantes ao latão reluzente –
Este aspecto simboliza respeito, poder e domínio sobre todas as coisas. Todas
as coisas estão debaixo dos pés de Cristo (I Co 15.25).
Sua voz, como a voz de muitas águas –
reflete a abrangência e a força da voz divina na revelação. A Bíblia diz que “A
voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; O Senhor está
sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de
majestade” (Salmo 29.3,4). Este aspecto de Cristo glorificado, entre outros,
serve pra mostrada sua deidade e sua plena igualdade com o Deus-Pai, pois o Pai
na antiga aliança havia se manifestado com esta mesma voz ao profeta Ezequiel, “Eu
vi a glória do Deus de Israel que vinha do oriente. A sua voz era como a voz de
muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória” (Ezequiel 43.2).
Da sua boca saía uma aguda espada de dois
fios – A palavra de Deus é representada nas Sagradas Escrituras como a
Espada do Espírito, “Tomai também... a espada do Espírito, que é a palavra de
Deus” (Ef 6.17). Mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes que tem o
poder de penetrar até a divisão da alma e do espírito humano (Hb 4.12). Isaías
acerca do Messias diz “E fez a minha boca como uma espada aguda...” (Is 49.2).
“As palavras do Messias vindouro seriam como uma espada afiada que penetra na
consciência de todo aquele que as ouvir” [5]. Portanto, esta longa e afiada
espada de dois gumes que sai da boca do Cristo glorificado representa o poder e
o juízo que é promovido pela Palavra de Deus ao entrar no profundo do coração
do ser humano.
Seu rosto como o sol em toda a força –
Revela a majestade e a glória do Deus-Filho. João havia contemplado o seu rosto
desfigurado pelo sofrimento na ocasião do seu martírio, marcado pelos cravos da
coroa de espinhos que estava em sua fronte. O profeta Isaías acerca deste
acontecimento fala do Messias como alguém que “... não tinha formosura nem
beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o
desejássemos. Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e
experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto,
era desprezado, e não fizemos dele caso algum” (Is 53.2,3). Agora, o seu rosto
brilhava como o sol em sua plena força revelando a majestosa beleza do Cristo
glorificado. E chegará o dia em que todos os seus santos o verão assim como Ele
é (I João 3.2). Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
[1] Bíblia de Estudo Defesa da
Fé. Rio de Janeiro, CPAD, 2010. Pg. 2013
[2] O NOVO COMENTÁRIO BÍBLICO
ANTIGO TESTAMENTO. Rio de Janeiro, EDITORA CENTRAL GOSPEL, 2010. Pg. 1286
[3] O NOVO COMENTÁRIO BÍBLICO
NOVO TESTAMENTO. Rio de Janeiro, EDITORA CENTRAL GOSPEL, 2010. Pg. 760
[4] Ibidem.
[5] Bíblia de Estudo Pentecostal.
Rio de Janeiro, CPAD, 1995. Pg. 1049
A Paz do Senhor, Creio que um dia veremos O Nosso Rei Todo Poderoso em sua Majestade Santa. Amém.
ResponderExcluirJosué Batista
A paz do Senhor Josué, justamente esta certeza nos faz prosseguir em meios as lutas da jornada.
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