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quarta-feira, 11 de abril de 2012

A revelação de Jesus Cristo




É consenso comum entre boa parte dos estudiosos da Bíblia que o versículo chave do apocalipse encontra-se logo no início do livro ‘Revelação de Jesus Cristo’ (1.1). Podemos então inferir que se trata da revelação de Jesus Cristo dada por Ele mesmo a João, ou seja, Jesus revelando-se a si mesmo em seu estado de glória ao apóstolo do amor. Vários são os aspectos de Cristo nesta aparição e cada aspecto tem um ou mais significados que denotam o Cristo em glória. “João viu Jesus Cristo em um estado glorificado similar, na sua transfiguração (Mt 17.2), e havia visto o seu corpo ressurreto depois que Ele ressuscitou, até a ascensão (Jo 20; At 1.2-11). Nesta visão, o véu foi afastado, e João viu aquele a quem conhecera em carne”. [1] 
Semelhante ao Filho do Homem – Este aspecto do Cristo glorificado demonstra sua perfeita humanidade, o verbo encarnado tornara-se perfeitamente humano, por isso a conclusão: Jesus Cristo é perfeitamente Deus e tornara-se, em sua encarnação, perfeitamente homem. O Senhor Jesus várias vezes em seu ministério terreno referiu-se a si mesmo como o Filho do Homem (Mt 9.6; 10.23; 11.19; Lc 6.5; 9.22; Jo 3.13,14). Esta expressão também denota o Cristo exaltado e está relacionado à mesma expressão usada pelo profeta Daniel (Dn 7.13-15) onde fala do governo do Messias sobre todas as nações (Dn 7.14,15; Fp 2.9-11; Ap 17.14). “Filho do homem é uma tradução semítica para ser humano. Daniel viu um como o filho do homem, o que significa que o que ele viu não era, na verdade, um homem, mas a representação perfeita da humanidade”. [2]. Portanto, a humanidade perfeita de Cristo, sua exaltação e seu governo sobre as nações são caracterizadas neste aspecto do Senhor visto por João, o apóstolo.
Vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro – A semelhança do sumo sacerdote da Antiga Aliança Jesus aparece na visão vestido por uma longa veste (Êx 28.4), esta é a aplicação aceita entre a maioria dos estudiosos bíblicos. Porém a outras aplicações para este aspecto principalmente no que se refere ao cinto cingindo o peito que era usado por trabalhadores daquela época significando que sua atividade estava concluída, ou seja, enquanto trabalhava o trabalhador usava o cinto ao redor da cintura e quando concluía seu trabalho o cingia no peito dando mostras que sua tarefa estava terminada. Cristo concluiu a obra da Salvação no Calvário. O ouro simboliza a realeza, o poder e a autoridade de Cristo sobre todas as coisas. As vestes brancas simbolizam também a santidade de Deus. Jesus é o nosso Sumo Sacerdote que adentrou aos céus, “Porque nos convinha tal Sumo Sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus” (Hebreus 7.26).
Cabeça e cabelos brancos como a neve, como a lã branca – Esta imagem está relacionada à mesma de Daniel 7.9 onde diz que “um ancião de dias se assentou” no trono. Esta simbologia refere-se à eternidade de Deus. A Bíblia diz que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e eternamente” (Hb 13.8). João havia contemplado esta mesma aparência gloriosa de Cristo em sua transfiguração no monte (Mt 17.2). “As descrições demonstram a pureza e imortalidade, tanto de Deus-Pai como do Deus-Filho” [3]. Este aspecto também simboliza a dignidade do Cristo vivo, pois cabelos brancos representam dignidade acrescentada pela idade.
Os olhos como chama de fogo – Fogo nas escrituras geralmente denota justiça divina, julgamento de Deus sobre o pecado. Um dia, toda obra que alguém tenha feito no reino de Deus passará no ‘crivo’ deste olhar como chama de fogo para saber se subsistirá ao teste da justiça de Cristo (I Co 3.12-15). “Isso indica Sua justiça, assim como Seu juízo sobre todas as coisas impuras” (Dn 10.6; I Co 3.13) [4].
Pés semelhantes ao latão reluzente – Este aspecto simboliza respeito, poder e domínio sobre todas as coisas. Todas as coisas estão debaixo dos pés de Cristo (I Co 15.25).
Sua voz, como a voz de muitas águas – reflete a abrangência e a força da voz divina na revelação. A Bíblia diz que “A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; O Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade” (Salmo 29.3,4). Este aspecto de Cristo glorificado, entre outros, serve pra mostrada sua deidade e sua plena igualdade com o Deus-Pai, pois o Pai na antiga aliança havia se manifestado com esta mesma voz ao profeta Ezequiel, “Eu vi a glória do Deus de Israel que vinha do oriente. A sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória” (Ezequiel 43.2).  
Da sua boca saía uma aguda espada de dois fios – A palavra de Deus é representada nas Sagradas Escrituras como a Espada do Espírito, “Tomai também... a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6.17). Mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes que tem o poder de penetrar até a divisão da alma e do espírito humano (Hb 4.12). Isaías acerca do Messias diz “E fez a minha boca como uma espada aguda...” (Is 49.2). “As palavras do Messias vindouro seriam como uma espada afiada que penetra na consciência de todo aquele que as ouvir” [5]. Portanto, esta longa e afiada espada de dois gumes que sai da boca do Cristo glorificado representa o poder e o juízo que é promovido pela Palavra de Deus ao entrar no profundo do coração do ser humano.
Seu rosto como o sol em toda a força – Revela a majestade e a glória do Deus-Filho. João havia contemplado o seu rosto desfigurado pelo sofrimento na ocasião do seu martírio, marcado pelos cravos da coroa de espinhos que estava em sua fronte. O profeta Isaías acerca deste acontecimento fala do Messias como alguém que “... não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum” (Is 53.2,3). Agora, o seu rosto brilhava como o sol em sua plena força revelando a majestosa beleza do Cristo glorificado. E chegará o dia em que todos os seus santos o verão assim como Ele é (I João 3.2). Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
   
  
[1] Bíblia de Estudo Defesa da Fé. Rio de Janeiro, CPAD, 2010. Pg. 2013
[2] O NOVO COMENTÁRIO BÍBLICO ANTIGO TESTAMENTO. Rio de Janeiro, EDITORA CENTRAL GOSPEL, 2010. Pg. 1286
[3] O NOVO COMENTÁRIO BÍBLICO NOVO TESTAMENTO. Rio de Janeiro, EDITORA CENTRAL GOSPEL, 2010. Pg. 760
[4] Ibidem.
[5] Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD, 1995. Pg. 1049

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor, Creio que um dia veremos O Nosso Rei Todo Poderoso em sua Majestade Santa. Amém.

    Josué Batista

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  2. A paz do Senhor Josué, justamente esta certeza nos faz prosseguir em meios as lutas da jornada.

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