Comente, é importante.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Tirando a máscara





Gosto muito da música evangélica do cantor Esteves Jacinto que diz: “... Ta na hora de tirar a máscara mostrar a cara, ta na hora de você dizer quem de fato é”. Na verdade, estas palavras refletem bem um dos elementos primordiais do Reino de Deus, a transparência. A vida daqueles que fazem parte deste Reino deve ser pautada pela transparência e pela lisura. O apóstolo dos gentios disse aos irmãos de Corinto “Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor...” (II Co 3.18a). O apóstolo Paulo faz um apelo aos irmãos daquela igreja para que vivam de forma honesta e sincera, sem ‘véu’, sem máscaras, cujo resultado é o crente se parecer cada vez mais com o seu SENHOR.
O Senhor Jesus não poupou os fariseus e os escribas quando os chamou de hipócritas por cerca de sete vezes em Suas palavras registradas no Evangelho de Mateus (Mt 23.13-15,23,25,27,29). “Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités". Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência”. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrisia).
Mas como nada no Reino de Deus fica em oculto para sempre, chega o momento em que a máscara é retirada e o que estava escondido aparece. A Palavra de Deus diz: “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos”. (Salmo 101.7). Não há como se esconder dos olhos Daquele que tudo ver! Um fato que retrata bem o que estamos falando é o da esposa do rei de Israel Jeroboão I que quando seu filho primogênito Abías adoeceu, mandou sua mulher se disfarçar e procurar saber do profeta Aías que estava em Siló o que seria do menino. O interessante é que o texto bíblico relata que o profeta Aías já não pode ver por causa da sua velhice, porém o Senhor lhe revelou que a mulher do monarca estava chegando para falar com ele e estava fingindo ser outra pessoa (I Reis 14.1-17). Não tardou, o disfarce caiu por terra e o profeta bradou a sentença dada pelo Senhor Jeová.
Hoje muitos se escondem atrás de posições eclesiásticas. Projetam-se para mostrar ser o que não são. Exibem uma pretensa espiritualidade, e chegam a se passarem por homens espirituais, homens de Deus, aos olhos dos que estão menos atentos. Porém, o Senhor da igreja não dorme nem toscaneja como diz em Sua Palavra e está vigilante na Sua Casa. Àqueles que não se humilharem e voltarem desse caminho de fingimento e hipocrisia o Senhor da obra desmascarará. São palavras de Jesus “Nada há em oculto que não venha ser revelado”. 

terça-feira, 6 de março de 2012

José, um caso de sucesso (Gen 37-50)



Genesis 37.2 – “Estas são as gerações de Jacó. José, aos dezessete anos de idade...”.
A palavra gerações traduzida na septuaginta em grego é livro das gerações (biblos geneseos), que significa “registro das origens”. Freqüentemente no Antigo Testamento esta expressão trás o significado de um novo começo, uma reviravolta na história, uma nova página na história da humanidade ou na do povo de Deus. Vejamos por exemplo, Noé (Gen 6.9), Os filhos de Noé (Gen 10.1), Sem, filho de Noé de onde viria o patriarca Abraão (Gen 11.10), Terá pai de Abraão (Gen 11.27), Jesus, o Salvador do mundo (Mt 1.1), em cada um desses registros, a história estava sendo mudada, estava acontecendo uma transformação de grande envergadura no cenário. No entanto, no versículo em apreço, em vez de registrar a genealogia do patriarca Jacó, como é comum nesses casos (Gen 36.1), a palavra de Deus registra o inicio da história de seu filho José.
Ainda jovem, com apenas 17 anos, (Gen 37.2), José tinha uma grande responsabilidade, era um moço responsável, ele apascentava as ovelhas de seu pai. Assim com Davi, era pastor de ovelhas (I Sm 16.1-13).
José fazia a diferença entre seus irmãos. Enquanto a vida de seus irmãos era feita de más notícias a vida de José era um exemplo a ser seguido. A Bíblia diz que um sevo de Deus deve ser luz do mundo e sal da terra, (Mt 5.13-16). O Senhor faz questão de mostrar a diferença entre aqueles que Lhe Server e os que não são servos (Ml 3.17,18).
Genesis 37.3 – “... E fez-lhe uma túnica de várias cores.”
Enquanto seus irmãos vestiam túnicas de uma só cor, o jovem José ganhara do seu pai Jacó uma túnica de várias cores ou uma túnica talares, que traz a idéia de uma grande túnica que cobria das mãos até próximo aos pés, semelhante as que eram usadas pelos sacerdotes e pelos filhos dos reis e nobres daquela época.
Esse presente poderia significar que o direito a primogenitura que Rubén o primogênito legal de Jacó perdera por deitar-se com Bila, concubina de seu pai (Gen 35.22), seria passada a José.
Daí pra frente às coisas tornaram-se difíceis para José que teve que conviver com a inveja de seus irmãos.
A túnica conferia-lhe destaque, era como se fosse a voz do próprio Deus mandando uma mensagem para aquela família: Eu tenho um grande projeto na vida deste jovem, Eu tenho grandes planos para este moço. E quando isso acontece na vida de um servo de Deus sempre tem aqueles que não ficam satisfeitos e as dificuldades se intensificam.
Jacó seu pai lhe deu a túnica de várias cores, mas o Senhor Jeová lhe concedeu sonhos que revelavam a este moço a grandeza do que o Senhor estava por realizar em sua vida.
Hoje encontramos pessoas a quem Deus fez grandes promessas, mas que perderam a visão do cumprimento dos planos de Deus para si. Estas precisam voltar seu olhar para as promessas divinas
Toda vida de vitória em Deus tem um preço a ser pago. E quanto maior o projeto divino, maior o preço a pagar. O caminho que José trilhou rumo ao cumprimento do projeto de Deus não foi fácil. Foi preciso enfrentar grandes desafios, vencer as barreiras que surgiram em seu caminho. Ele se manteve firme, obediente e confiante, porque sabia que Deus estava começando uma nova historia na família de seu pai Jacó. Conhecemos o desfecho maravilhoso que a história deste moço teve. Num momento estava na prisão e de repente, desfilando pelas ruas do Egito como governador daquele país. Seus irmãos vieram e se curvaram perante ele, cumprindo assim o que Deus havia lhe mostrado em sonhos em anos passados. Portanto, Não desanime! Prossiga rumo ao que Deus te prometeu com esperança e confiança no Senhor.


sexta-feira, 2 de março de 2012

Uma pancada nos pregadores da Teologia da Prosperidade


Encontrei este vídeo na Internet e resolvi postar aqui. Vejo nele uma abordagem honesta e corajosa que o pregador Donnie Swaggart faz sobre a ameaça que a teologia da prosperidade representa para a igreja do Senhor dos nossos dias. Assista, reflita e tire suas conclusões.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A alegria maior


A alegria é elemento vital para a vida humana. Deus nos criou para sermos felizes. Qualquer indivíduo em sã consciência deseja e procura estar alegre, estar feliz. A Bíblia diz em provérbios 15.13 que “O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate”. Portanto, de alguma forma as pessoas buscam suprirem esta necessidade da alma, procuram preencher esta lacuna em seu ser, e isto fazem de diversas formas.
Na verdade, existem muitas maneiras pelas quais uma pessoa pode estar alegre. Poderíamos citar uma porção de coisas que podem fazer uma pessoa feliz. Contudo, quero me deter na alegria mais profunda e duradoura que alguém pode experimentar.  Considero a alegria maior. A alegria que provém de Deus através do calvário pela morte do Seu Filho Jesus Cristo. Esta é a maior de todas as alegrias. Não terminará com a morte, não acabará com o tempo, ela é pra sempre, eternamente duradoura. É chamada de: alegria da salvação.
Os discípulos de Jesus após voltarem de uma missão estavam alegres, e com muita razão, por causa dos milagres que operaram em Nome de Jesus (Lc 10.17). Jesus reafirma o seu compromisso de lhes dá maior poder sobre os demônios e toda sorte de males (Lc 10.19). Porém, Jesus lhe mostrou que mesmo todo esse poder gerador de tamanha alegria era temporário. Contudo, havia uma fonte de alegria mais excelente, a certeza de que os seus nomes estavam escritos nos céus, no Livro da Vida “... alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lc 10.20b).
O grande rei Davi, por causa do seu pecado, experimentou o terrível momento em que não estava mais de posse desse sentimento maravilhoso e exclamou a Deus suplicando-o de volta, “Restitui-me a alegria da tua salvação” (Sl 51.12a)
Zaqueu, um homem muito rico, ao experimentar essa alegria maior confessou seus pecados e prometeu restituir àqueles que ele havia defraudado (Lc 19.9,10).
A mulher Samaritana que conversou com Jesus ao lado do poço de Jacó, confome está escrito no capítulo 4 do evangelho de João, logo foi a sua cidade com grande gozo e alegria dizendo às pessoas que havia encontrado o Cristo, o Messias.
Jesus garantiu aos seus discípulos que suas tristezas momentâneas seriam transformada em alegria duradoura. Disse aos seus discípulos e conseqüentemente nos diz também que teremos uma alegria duradoura e permanente (João 16.20-22).
Enquanto o vinho é fonte de contenda, desavença e confusão, o Espírito Santo é fonte de alegria perene, por isso o apóstolo Paulo exclamou: enchei-vos do Espírito Santo (Ef 5.18).
A Escritura Sagrada está cheia de exemplos de pessoas que ao experimentarem a salvação gloriosa provida por Deus em Cristo Jesus ficaram cheia dessa majestosa alegria. É bem verdade que enquanto estivemos habitando nesta natureza fraca, nesse corpo de pecado, estamos sujeitos a muitas coisas ruins, inclusive a nos entristecer. Porém, mesmo nestes momentos difíceis, a certeza que nosso nome está escrito nos céus e que mui breve Jesus buscará sua igreja, nos trás consolo e nos enche de gozo indizível.
pb. Junior Mendes
ASSEMBLEIA DE DEUS – RIO TINTO - PB

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Orando insistentemente por Rebeca – Gn 25.21


Isaque era filho da promessa que o Senhor Jeová fizera a Abraão, Gn 17.16. Cuja descendência seria tão numerosa como as estrelas do céu, Gn 15.5
Rebeca havia sido escolhida por Deus para ser mulher de Isaque e assim ser parte do cumprimento dessa grandiosa promessa de Deus na vida do seu servo, Gn 24.50,51.
Rebeca, porém, era estéril e seu marido precisou orar insistentemente a Deus para que gerasse filhos. Gn 25.21
Deus leva Suas promessas a efeito em nossas vidas quando voluntariamente nos envolvemos com seus planos e oramos para que estas se tornem realidade para nós. Era de se esperar que pelo fato de Rebeca ser parte da promessa, ela fosse perfeitamente capaz de gerar filhos. Mas tudo passou a depender da intervenção Divina. Para mostrar que mesmo as grandes promessas de Deus não acontecem de forma isolada da oração e da dedicação ao Todo Poderoso por parte daqueles que as receberam.
Deus deu uma mulher estéril ao seu servo não para que ele se pusesse a lamentar e a perguntar a Deus por que Ele havia feito isto. Ou mesmo para abandoná-la e sair à procura de outra que pudesse gerar filhos. Mas a deu para que Isaque estivesse em profunda oração insistentemente ao Senhor para que Deus abrisse a madre de sua Rebeca, levando assim a efeito a promessa antes feita pelo próprio Senhor.
Aqui existem princípios que precisamos aprender. Mesmo debaixo de ricas e grandiosas promessas que o Senhor nos faz, você e eu precisamos orar para Deus cumprir em nossas vidas o que Ele tem falado. Você e eu precisamos está na “brecha” da oração e em santa comunhão com o Senhor aguardando pacientemente e orando insistentemente pela Sua operação em nossas vidas.
Algumas vezes a obra que Deus nos entrega a fazer, uma igreja a dirigir, por exemplo, um conjunto a cuidar, pode a principio parecer estéril e não gerar frutos. Pode parecer uma coisa sem sentido. Mas em vez de abandonar o que Deus nos confiou, precisamos orar insistentemente para que Deus “abra a madre”, ou seja, faça surgir os frutos, encha a casa de “novos filhos”. E assim, constataremos mais uma vez que o Deus que nos faz grandes promessas é o que as cumpre em nossas vidas, para louvor e glória do Seu Santo Nome.

Pb. Junior Mendes
ASSEMBLÉIA DE DEUS – RIO TINTO / PB

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Marca de um verdadeiro profeta de Deus - II Sm 23.2



Vivenciamos uma época em que muitos têm distorcido a Palavra de Deus, barateando-a e fazendo dela negócio. Porém Deus, bondosamente, tem conservado seus profetas cuja qualidade principal é falar as palavras que o Espírito do Senhor coloca em sua boca. Estes, não falam pra agradar a alguém. Não estão preocupados com sua popularidade, nem tampouco pregam mensagem pra animar seus ouvintes.  Seu compromisso é com o Senhor e Sua santa Palavra. Falam o que Deus quer transmitir ao seu povo. Não é animador de público, mas profeta do Senhor. E transmite com humildade a Palavra, seja uma palavra de consolação, uma palavra de esperança e promessas. Seja uma palavra de exortação, de concerto. O certo é que quando o profeta está comprometido com Deus e com sua Palavra, ele não está preocupado se vai agradar ou deixar de agradar, ele fala o que Deus determina para que seja falado, tudo com santa humildade e moderação. Colhemos alguns exemplos nas Sagradas Escrituras:
·         Deus mandou o profeta Jeremias e também o profeta Ezequiel dizer tudo quanto Ele, o Senhor, estava mandando ser dito, Jr 1.17; Ez 3.4.
·         Ele diz mesmo que alguém ouça ou que deixe de ouvir, Ez 2.5,7; 3.11.
·         Não estão para agradar a homens que não querem compromisso com a vontade de Deus, mas para revelar a vontade de Deus e falar o que Deus mandar, At 4.19,20.
·         O apóstolo Paulo disse ao seu filho na fé, Timóteo; pregue a Palavra.
·         O mesmo apóstolo Paulo afirmou que pregou entre os coríntios as palavras que o Espírito Santo lhe ensinava I Co 2.1-4,3.
Considero um dos melhores exemplos desse comprometimento com Deus e com a mensagem por Ele enviada, a história do profeta Micaías registrada em I Reis 22. Analisemos alguns pontos:
·         Não se preocupe, sempre haverá quem queira ouvir o que o Senhor tem a dizer. I Reis 22.6,7.
·         Permaneça firme, sempre haverá quem não se sinta bem com aquilo que o homem de Deus prega na unção do Espírito Santo. Não se ressinta por isso, não pare e nem deixe de pregar, faz parte do ministério de profeta, I Reis 22.8
·         Deus sempre terá alguém por quem ele possa falar Sua Palavra. “Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor”, disse o ímpio rei Acabe. Podem não se sentir bem com o que você diz ungido pelo Santo Espírito, mas terão de reconhecer que Deus fala através de você. I Reis 22.8
·         Não demorará, alguém enviará convites a você, pois quererão ainda te ouvir, pois sabem que tens uma Palavra da parte do Senhor pra entregar. I Reis 22.9
·         O homem de Deus é tentado a seguir a moda da pregação da prosperidade sem santidade. A pregar somente coisas boas. Pregar contra o pecado, exigindo santidade no meio do povo já não é mais a mensagem primordial na boca de muitos v.13. Porém, aqueles que foram chamados a pregar e mantêm comunhão e comprometimento com o Senhor, não se deixaram dominar nem se venderão.
·         O verdadeiro homem de Deus, profeta do Senhor, não se vende. Não negocia a mensagem que Deus lhe dá pra entregar na congregação, mas, fala com santa humildade e santo temor. Não tem medo da retaliação. O profeta Micaias asseverou ao mensageiro que foi buscá-lo: “O que o Senhor me disser, isso falarei”. I Reis 22.14
·         Ao profeta, o Senhor abri-lhe os olhos para que veja. Disse Micaias o profeta: “eu vi...” I Reis 22.17,19
·         O homem que fala pelo Espírito Santo estará seguro da sua mensagem, não há porque temer. I Reis 22.27,28.