Gosto muito da
música evangélica do cantor Esteves Jacinto que diz: “... Ta na hora de tirar a
máscara mostrar a cara, ta na hora de você dizer quem de fato é”. Na
verdade, estas palavras refletem bem um dos elementos primordiais do Reino de
Deus, a transparência. A vida
daqueles que fazem parte deste Reino deve ser pautada pela transparência e pela
lisura. O apóstolo dos gentios disse aos irmãos de Corinto “Mas todos nós, com
o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor...” (II Co
3.18a). O apóstolo Paulo faz um apelo aos irmãos daquela igreja para que vivam
de forma honesta e sincera, sem ‘véu’, sem máscaras, cujo resultado é o crente
se parecer cada vez mais com o seu SENHOR.
O Senhor Jesus não
poupou os fariseus e os escribas quando os chamou de hipócritas por cerca de sete vezes em Suas palavras registradas no
Evangelho de Mateus (Mt 23.13-15,23,25,27,29). “Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego
"hypochrités". Os atores gregos
usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral.
É daí que o termo hipócrita designa
alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência”. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrisia).
Mas como nada no
Reino de Deus fica em oculto para sempre, chega o momento em que a máscara é
retirada e o que estava escondido aparece. A Palavra de Deus diz: “O que usa de engano não ficará dentro da
minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos”. (Salmo
101.7). Não há como se esconder dos olhos Daquele que tudo ver! Um fato que
retrata bem o que estamos falando é o da esposa do rei de Israel Jeroboão I que
quando seu filho primogênito Abías adoeceu, mandou sua mulher se disfarçar e
procurar saber do profeta Aías que estava em Siló o que seria do menino. O
interessante é que o texto bíblico relata que o profeta Aías já não pode ver
por causa da sua velhice, porém o Senhor lhe revelou que a mulher do monarca
estava chegando para falar com ele e estava fingindo ser outra pessoa (I Reis 14.1-17). Não tardou, o disfarce
caiu por terra e o profeta bradou a sentença dada pelo Senhor Jeová.
Hoje muitos se
escondem atrás de posições eclesiásticas. Projetam-se para mostrar ser o que
não são. Exibem uma pretensa espiritualidade, e chegam a se passarem por homens
espirituais, homens de Deus, aos olhos dos que estão menos atentos. Porém, o
Senhor da igreja não dorme nem toscaneja como diz em Sua Palavra e está
vigilante na Sua Casa. Àqueles que não se humilharem e voltarem desse caminho
de fingimento e hipocrisia o Senhor da obra desmascarará. São palavras de Jesus
“Nada há em oculto que não venha ser
revelado”.

